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Camellia sinensis

L-teanina

L-Teanina é um aminoácido encontrado nas folhas de chá e foi identificado por cientistas japoneses em 1949. Embora o chá seja a fonte alimentar mais comum da L-teanina, esse composto também é encontrado em alguns tipos de cogumelos. Nos alimentos, principalmente no chá verde, acredita-se que a L-teanina seja uma fonte de umami, que é o quinto gosto do paladar e uma palavra de origem japonesa, que significa "gosto saboroso e agradável".

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Os cientistas que estudam o sabor umami fizeram algumas descobertas interessantes. Umami tem sido associada à diminuição do risco de obesidade. Pode estimular o metabolismo e aumentar as sensações de plenitude e prolongar o tempo antes que a fome retorne depois de comer.

 

Pesquisadores que estudam L-teanina fizeram algumas descobertas interessantes e altamente promissoras. Os possíveis benefícios à saúde incluem estresse reduzido, melhora do humor, melhor sono e função cognitiva aprimorada. Em doses dietéticas realistas, a L-teanina eleva os níveis de serotonina, dopamina e GABA (aminoácido e neurotransmissor que ajuda a induzir relaxamento e sono) no cérebro. Esses neurotransmissores podem regular o humor, as emoções, a concentração, o sono e o apetite. Ela pode aumentar o foco mental, incentivar o relaxamento sem sonolência e melhorar a qualidade do sono.

 

Demonstrou-se também que a L-teanina desencadeia a liberação de ondas alfa, que aumentam os sentimentos de criatividade e atenção. Sonhar acordado ou se perder no momento enquanto persegue um hobby criativo está associado a um aumento da atividade alfa.

Em média, uma xícara de chá verde contém cerca de 6,56 miligramas de L-teanina, enquanto uma xícara de chá preto fabricado contém  aproximadamente 5,13 miligramas. Chás Oolong e chás brancos ficam no meio dessa escala. Um estudo recente descobriu que apenas 4 xícaras de chá verde melhoram seu foco em tarefas complicadas e o efeito atinge os níveis máximos no sangue entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão.